Caco Barcellos é o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025, em premiação realizada no Club Homs, na Avenida Paulista, com entrevista exclusiva ao PauliX News
Laura Kotscho, neta de Ricardo Kotscho, em selfie com Jorge Araújo (esq.), Caco Barcellos, Juca Kfouri, Chico Pinheiro e Carlos Tramontina (Foto: Laura Kotscho)
Um dos nomes mais importantes e respeitados da imprensa brasileira, Caco Barcellos, da Globo, é o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025. O anúncio foi feito na cerimônia de comemoração no Club Homs, na Avenida Paulista, em 29/9, em São Paulo.
Em entrevista exclusiva ao PauliX News durante o evento, Caco Barcellos fez questão de ressaltar a importância do jornalismo local e da função essencial do repórter de rua, validando a missão de veículos locais como o nosso:
Caco Barcellos, com exclusividade ao PauliX News:
"Agora, o imprescindível para mim é o repórter mais perto possível da origem do acontecimento. É um repórter local, jornalismo local, esse é o cara. Não há inteligência artificial do mundo que vá substituir essa função. Ela não vai na origem da notícia. E quem vai é o repórter.
Mais que o grande veículo, o jornalista local é imprescindível. Depois vem os outros. Mas imprescindível é o local!"
Caco Barcellos, vence como Campeão Geral
O jornalista, conhecido por seu trabalho investigativo e humanizado, dedicou a honraria à sua equipe e à reportagem.
“Primeiro, preciso dizer que tudo que tenho feito nos últimos 20 anos devo partilhar com minha equipe do Profissão Repórter”, declarou Caco. “Quero dedicar esta homenagem a meus queridos amigos que estiveram aqui comigo, como Juca Kfouri, Jorge Araújo, Chico Pinheiro, Carlos Tramontina, Paulo Pinto e Ricardo Kotscho. E quero dedicar também a todos os repórteres brasileiros. E preciso falar intensamente do gênero reportagem, que está em extinção e faz falta, devemos valorizar ainda mais o trabalho deles. Esse prêmio é para todos vocês, companheiros de rua. Pretendo continuar por muito mais tempo na rua, até o fim de minha carreira. Obrigado a todos os colegas jornalistas”.
Caco tem mais de cinco décadas de carreira como repórter, quatro delas apenas no Grupo Globo. Foi correspondente internacional e cobriu conflitos em países como Nicarágua, Angola e Iraque. Desde 2006, é apresentador e diretor do Profissão Repórter, programa marcado pela cobertura humanizada de temas sociais. É autor de livros-reportagem de grande impacto, como Rota 66: a história que mata (1992).
Destaques da Premiação
Importante destacar que nesta nova edição do Prêmio houve o campeão geral e, de forma inédita, dois campeões setoriais, como explica Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia: “É que decidimos separar a televisão das demais mídias, pela força que ela tem em alavancar qualquer votação. Sem isso, dificilmente teríamos alguém fora da TV entre os TOP 10. Desse modo passamos a ter os TOP 10 em TV e os TOP 10 nas demais mídias, tornando a premiação mais justa e equânime, sobretudo no que diz respeito à qualidade e ao talento dos jornalistas eleitos”.
- Categoria Vídeo: O vencedor foi César Tralli (TV Globo).
- Categoria Áudio/Texto: O primeiro lugar ficou com Ana Dubeaux (Correio Braziliense).
- Correspondente Estrangeira: Verónica Goyzueta (ABC, Espanha) foi homenageada.
- Homenagem Hors Concours: José Hamilton Ribeiro e Lucio Flavio Pinto.
O prêmio de 2025 contou com a participação de quase 30 mil eleitores, um recorde para toda a série dos +Admirados.
O Apoio ao Jornalismo de Proximidade
Os 100 +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira é uma iniciativa retomada em 2025 pelo Jornalistas&Cia com um objetivo claro:
"O projeto visa a valorizar, reconhecer e incentivar o trabalho do jornalismo brasileiro em todas as suas vertentes."
O PauliX News apoia integralmente essa missão. Entendemos que a Sustentabilidade, a Nova Economia e o combate à crise climática e social dependem fundamentalmente de informações corretas e apuradas.
Por isso, assim como Caco Barcellos ressalta a força do repórter local, o PauliX News está comprometido em evitar equívocos e combater a desinformação climática, social e empresarial, atuando com o rigor e a checagem que são a base de todo o jornalismo de qualidade.








