/apidata/imgcache/1b348cbc44a190e370a32ff70d0f2a28.png?banner=header&when=1769135895&who=366

Caco Barcellos é o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025, em premiação realizada no Club Homs, na Avenida Paulista, com entrevista exclusiva ao PauliX News

Atualizado em 08/12/2025 às 16:12, por Fábio Almeida.

Laura Kotscho, neta de Ricardo Kotscho, em selfie com Jorge Araújo (esq.), Caco Barcellos, Juca Kfouri, Chico Pinheiro e Carlos Tramontina (Foto: Laura Kotscho)

Um dos nomes mais importantes e respeitados da imprensa brasileira, Caco Barcellos, da Globo, é o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025. O anúncio foi feito na cerimônia de comemoração no Club Homs, na Avenida Paulista, em 29/9, em São Paulo.

Em entrevista exclusiva ao PauliX News durante o evento, Caco Barcellos fez questão de ressaltar a importância do jornalismo local e da função essencial do repórter de rua, validando a missão de veículos locais como o nosso:

Caco Barcellos, com exclusividade ao PauliX News:

"Agora, o imprescindível para mim é o repórter mais perto possível da origem do acontecimento. É um repórter local, jornalismo local, esse é o cara. Não há inteligência artificial do mundo que vá substituir essa função. Ela não vai na origem da notícia. E quem vai é o repórter.
Mais que o grande veículo, o jornalista local é imprescindível. Depois vem os outros. Mas imprescindível é o local!"

 

Caco Barcellos, vence como Campeão Geral

O jornalista, conhecido por seu trabalho investigativo e humanizado, dedicou a honraria à sua equipe e à reportagem.

“Primeiro, preciso dizer que tudo que tenho feito nos últimos 20 anos devo partilhar com minha equipe do Profissão Repórter”, declarou Caco. “Quero dedicar esta homenagem a meus queridos amigos que estiveram aqui comigo, como Juca Kfouri, Jorge Araújo, Chico Pinheiro, Carlos Tramontina, Paulo Pinto e Ricardo Kotscho. E quero dedicar também a todos os repórteres brasileiros. E preciso falar intensamente do gênero reportagem, que está em extinção e faz falta, devemos valorizar ainda mais o trabalho deles. Esse prêmio é para todos vocês, companheiros de rua. Pretendo continuar por muito mais tempo na rua, até o fim de minha carreira. Obrigado a todos os colegas jornalistas”.

Caco tem mais de cinco décadas de carreira como repórter, quatro delas apenas no Grupo Globo. Foi correspondente internacional e cobriu conflitos em países como Nicarágua, Angola e Iraque. Desde 2006, é apresentador e diretor do Profissão Repórter, programa marcado pela cobertura humanizada de temas sociais. É autor de livros-reportagem de grande impacto, como Rota 66: a história que mata (1992).

 

Destaques da Premiação

Importante destacar que nesta nova edição do Prêmio houve o campeão geral e, de forma inédita, dois campeões setoriais, como explica Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia: “É que decidimos separar a televisão das demais mídias, pela força que ela tem em alavancar qualquer votação. Sem isso, dificilmente teríamos alguém fora da TV entre os TOP 10. Desse modo passamos a ter os TOP 10 em TV e os TOP 10 nas demais mídias, tornando a premiação mais justa e equânime, sobretudo no que diz respeito à qualidade e ao talento dos jornalistas eleitos”.

  • Categoria Vídeo: O vencedor foi César Tralli (TV Globo).
  • Categoria Áudio/Texto: O primeiro lugar ficou com Ana Dubeaux (Correio Braziliense).
  • Correspondente Estrangeira: Verónica Goyzueta (ABC, Espanha) foi homenageada.
  • Homenagem Hors Concours: José Hamilton Ribeiro e Lucio Flavio Pinto.

O prêmio de 2025 contou com a participação de quase 30 mil eleitores, um recorde para toda a série dos +Admirados.


O Apoio ao Jornalismo de Proximidade

Os 100 +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira é uma iniciativa retomada em 2025 pelo Jornalistas&Cia com um objetivo claro:

"O projeto visa a valorizar, reconhecer e incentivar o trabalho do jornalismo brasileiro em todas as suas vertentes."

O PauliX News apoia integralmente essa missão. Entendemos que a Sustentabilidade, a Nova Economia e o combate à crise climática e social dependem fundamentalmente de informações corretas e apuradas.

Por isso, assim como Caco Barcellos ressalta a força do repórter local, o PauliX News está comprometido em evitar equívocos e combater a desinformação climática, social e empresarial, atuando com o rigor e a checagem que são a base de todo o jornalismo de qualidade.