/apidata/imgcache/1b348cbc44a190e370a32ff70d0f2a28.png?banner=header&when=1769135895&who=366

Presidente do Sicredi: O Segredo do ESG Não Está na Floresta, Mas na Economia Inclusiva dos Pequenos Negócios, como os da Avenida Paulista

Atualizado em 05/12/2025 às 01:12, por Fábio Almeida.

Livro Visão ESG

Livro "Visão ESG", com prefácio de César Gioda Bochi. Arte: PauliXnews

Presidente do Sicredi: O Segredo do ESG Não Está na Floresta,
Mas na Economia Inclusiva dos Pequenos Negócios, como os da Avenida Paulista


O ESG (Ambiental, Social e Governança) é frequentemente visto como uma pauta exclusiva de grandes corporações. No entanto, para César Gioda Bochi, diretor-presidente do Banco Sicredi, um dos maiores sistemas cooperativos de crédito do país, “a verdadeira sustentabilidade de longo prazo nasce na economia local, com os pequenos empreendedores”, como os da região da Avenida Paulista.

Em entrevista exclusiva ao PauliX News, Bochi destacou que o livro "Visão ESG - Negócios Resilientes", para o qual ele escreveu o prefácio, é fundamental para líderes de grandes organizações, mas a mensagem mais urgente é para o varejo e as microempresas.

 

Filipe Alvarez, César Gioda Bochi com o livro em mãos, Onara Lima e Gustavo Loiola - Foto: Cecy Nogueira/PauliXnews

 

ESG: Estratégia de Negócio, Não Apenas Compliance

O CEO reforça que o ESG precisa ser visto por todos os tipos de empresários como estratégia de negócio e não como uma lista de tarefas a serem cumpridas:

César Gioda Bochi: "O que me chamou muito a atenção do livro é a perspectiva de negócio. Não é uma questão de compliance. Claro, também é compliance. É sobre estratégia, sobre geração de valor e sobre resultados de longo prazo. Não se faz isso longe do conselho, do board, da liderança de uma organização."


A palavra 'compliance' vem do verbo inglês 'to comply' (cumprir) e aborda o conjunto de práticas que garante que uma empresa esteja em conformidade com leis, regulamentos e normas.]]

Ele ressalta que São Paulo, como centro financeiro do país, tem a responsabilidade de irradiar essa consciência: "Eu recomendo muito a leitura que acima de tudo traga consciência e reflexão para o impacto que vocês geram aqui no Brasil todo."



O Conselho para o Pequeno Empreendedor da Paulista

O ponto central da mensagem de Bochi é o papel das lojas locais e do pequeno comércio, que formam o tecido da micro econômia da região da Avenida Paulista. Para o presidente do Sicredi, a sustentabilidade deve começar pelo aspecto econômico para permitir a viabilidade do negócio.

Perguntado sobre uma mensagem a esses pequenos empreendedores locais, o conselho é direto e desmistifica o ESG:

César Gioda Bochi: "O ESG não é somente sobre a parte ambiental, a parte só de florestas. Não é sobre isso. É sobre ser uma empresa, ser um país sustentável a longo prazo."

A chave da resiliência, segundo ele, é a inclusão econômica. É importante lembrar que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam impressionantes 97% das empresas brasileiras. Juntas, elas geram 26,5% do PIB do país. Em termos de impacto social, as MPEs foram responsáveis por 72% dos empregos criados no Brasil em 2024. A importância dessa base econômica é evidente, conforme esses dados de 2025 do Sebrae no artigo Confira os grandes números dos pequenos negócios no Brasil.

Além disso, cerca de 50% dos pequenos negócios do país estão concentrados na região Sudeste, tornando a pauta ESG e de inclusão econômica particularmente relevante para a região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Considerando esse contexto econômico, Bochi complementa a mensagem para os empreendedores e gestores de pequenas empresas. 

César Gioda Bochi: "E não se faz isso sem que o aspecto econômico, inclusivo, seja forte. E o Brasil é formado por pequenos empreendedores. E sem econômico não tem social. E sem social não tem uma perspectiva, uma consciência ambiental."

O Sicredi, através do cooperativismo, demonstra essa filosofia na prática, onde o sucesso financeiro da comunidade se traduz em prosperidade social e ambiental. O recado para os empreendedores de pequenos negócios é uma conscientização sobre a importância das microempresas no ESG:

César Gioda Bochi: "Começa, então, aí no dia a dia nas pequenas empresas que fazem diferença e geram um movimento econômico, que impacta no final do dia no no ambiental e no social."

[Atualização: em breve segundo vídeo do entrevistado aqui]
 

No prefácio do livro “Visão ESG - Negócios Resilientes”, cada linha traz uma reflexão para ação, para gestores de todos os setores, inclusive a área pública.

Bochi convoca a “força mobilizadora”

“Sejamos a força mobilizadora capaz de conectar ambições socioambientais à estratégia do negócio, de traduzir valores em práticas e de tornar o propósito organizacional algo vivido - e não apenas comunicado”.
 

Mais que uma leitura única, uma obra de consulta e pesquisa

Livro com prefácio de César Gioda Bochi


Os autores Filipe Alvarez, Gustavo Loiola, Orlando Nastri e Onara Lima produziram textos bem fundamentados e alinhados com o título gráfico do livro, no qual a palavra Vi$ão inclui o símbolo cifrão. Assim, eles convergem as diretrizes do ESG ao sucesso dos negócios.

A edição bem cuidada da Bridge3 traz 18 páginas de referências bibliográficas e comentários de lideranças como Miguel Setas, Rachel Maia, Patrícia Leisnock, Carlos Takahashi, Reginaldo Morikawa, Priscila Grecco, o que torna o livro, um amplo guia para os novos tempos.

- link da editora Bridge3: https://www.bridge3.com.br/editora/